Você está em Home >

Novidades

Selecione uma especialidade...

06
Abr

Tire suas dúvidas sobre o clareamento dental

Por Dra. Tamires Taglieri

 

O Clareamento Dental é um procedimento odontológico com a finalidade de clarear a estrutura dentária, a partir da utilização de produtos químicos que quebram as moléculas responsáveis pelo escurecimento na Dentina.

Este procedimento pode ser realizado dentro do consultório ou de forma "caseira", porém SEMPRE  com o acompanhamento de um Cirurgião-Dentista.

Abaixo, estão listadas algumas das perguntas mais frequentes entre os pacientes:

1) O Clareamento "estraga" os dentes? Causa danos? E Sensibilidade?

Inicialmente, deve-se conhecer o mecanismo de ação dos agentes clareadores:

Os Clareadores Dentais são compostos químicos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Sua apresentação é em gel. São esses compostos os responsáveis pelo clareamento propriamente dito, pois são eles que chegam à dentina (camada interna ao esmalte) e quebram as moléculas responsáveis pelo escurecimento dental.

Manchas originárias do Esmalte (camada mais externa e superficial do dente) devem passar por outros procedimentos para tratamento. A Dentina é a estrutura alterada durante o clareamento.

Quando corretamente indicado e executado, o clareamento não causa dano e nem "estraga" os dentes. O que causa a Sensibilidade, então?

A sensibilidade é gerada pela desidratação da estrutura dentária durante o procedimento; ou seja, durante a ação dos compostos químicos, o dente sofre perda de água. Isso gera a dor. No entanto, é uma condição passageira e totalmente amenizável.

Algumas pessoas podem apresentar alergia aos componentes do clareador, sendo, nesse caso, totalmente contraindicado o procedimento.

2) O Clareador deixará minhas restaurações mais brancas?

Os géis clareadores atuam apenas nos dentes (vitais ou tratados endodonticamente/canal), não clareando próteses ou restaurações. Estes devem ser trocados ou refeitos, quando houver necessidade, APÓS o tratamento clareador.

3) Qual é o melhor tipo de clareamento: o de consultório ou o caseiro?

Ambos são eficazes. A diferença principal está no período de utilização.

O Clareamento de Consultório é feito juntamente com o Cirurgião-Dentista. Pode levar uma, duas, até 5 sessões, dependendo do caso e da indicação. Cada marca de clareador possui um tempo específico do produto em contado com o dente. Acaba por ser um tratamento mais "rápido", pois o clareador é mais concentrado. Observe sempre se seu dentista protege corretamente todo o tecido gengival, bochecha, língua e lábios, pois o gel clareador pode causar lesões nesses tecidos.

Alguns profissionais utilizam laser ou luz (LED) durante o procedimento. O que clareia realmente o dente é o produto químico utilizado, porém esses coadjuvantes auxiliam, acelerando o processo.

Limpeza/Profilaxia prévia é necessária e também o polimento dos dentes posteriormente à remoção do gel clareador.

 

O Clareamento Caseiro não é realizado dentro do consultório odontológico, porém deve sempre ser realizado sob a supervisão de um Cirurgião-Dentista.

O produto utilizado não é menos eficaz que o utilizado no consultório, porém é menos concentrado. Deve ser utilizado, dependendo do fabricante, de 2 à 4 semanas, de 30 minutos à 4 horas diárias.

Para a utilização desse gel são confeccionadas moldeiras especiais. Elas são transparentes, muito discretas e de fácil encaixe, podendo ser utilizadas em qualquer período do dia.

 

Um aviso importante: não é recomendado dormir com as moldeiras e o gel em posição. Além de o gel perder gradativamente seu poder de ação, a ingestão inconsciente pode causar desconforto e ser prejudicial.

Após a utilização, deve-se higienizar bem as moldeiras e guardá-las em local apropriado.

Um aviso importante: não é recomendado dormir com as moldeiras e o gel em posição. Além de o gel perder gradativamente seu poder de ação, a ingestão inconsciente pode causar desconforto e ser prejudicial.

Após a utilização, deve-se higienizar bem as moldeiras e guardá-las em local apropriado.

4) O Clareamento é permanente?

Não. O clareamento necessita de manutenções, geralmente, anuais.

5) "Por que meu dente não clareia mais?"

Alguns esclarecimentos importantes devem ser feitos quanto à técnica de clareamento. Um deles é a de que o clareamento possui um limite. Esse limite é dado pelo dente, que possui um ponto de saturação, onde o produto clareador não possui mais ação. O ponto de saturação não possui uma regra, ou seja, depende de pessoa para pessoa.

Dentes muito brancos, como os que são vistos na mídia, podem, em alguns casos, ser uma combinação de técnicas e procedimentos odontológicos associados ao clareamento. Devemos, então, respeitar os limites da técnica de Clareamento Dental.

6) E quanto à alimentação? "Posso tomar refrigerante... e o cafezinho?!"

Há apenas restrição nos primeiros dias após o clareamento. Alimentos e bebidas ácidas, ricas em corantes (café, refrigerantes, vinho tinto, beterraba, etc.) devem ser consumidos em menor quantidade. Não é necessário "cortar" esses alimentos da dieta.

Devemos sempre lembrar que refrigerantes e alimentos ácidos podem ser muito mais prejudiciais além do clareamento; eles desgastam a estrutura dental e a torna mais susceptível à sensibilidade e outras doenças.

7) "O que posso fazer em caso de Sensibilidade?"

A utilização de cremes dentais para dentes sensibilidade é indicada. Em casos mais agudos, utilizar analgésicos (dipirona, paracetamol, ibuprofeno). Procurar o Cirurgião-Dentista em situações onde a sensibilidade não for passageira.

 

O Clareamento Dental, assim como qualquer procedimento odontológico,

deve ser corretamente planejado, indicado e realizado em parceria com o

Cirurgião-Dentista. Tire sempre dúvidas com seu dentista!

Ele é habilitado a responde-las e proporcionar, assim, um

tratamento seguro, eficaz e de qualidade!

 

Telefone de contato em Monte Alto:
(16) 3243-2734
Telefone de contato em Ribeirão Preto:
(16) 3620-4770
e-mail: contato@ricardomenani.com.br

atual interativa